Vinhos Espumosos

o mundo das “bolhas”

Enquadramento

Existem vários tipos de vinhos no mundo, mas há uns que se destacam mais do que outros. Os vinhos espumosos naturais são vinhos de grande classe e acessíveis a todas as pessoas. Mas nem tudo é champagne, nem tudo é espumante. O que diferencia um espumante de um frisante? De onde nascem as bolhas, que caracterizam tanto este tipo de vinhos.

Objetivos

  • Reconhecer a importância e o papel dos vinhos espumosos na cultura vínica;
  • Identificar as características distintas dos espumantes, diferenciando-os de outros tipos de vinhos;
  • Conhecer as técnicas específicas e os processos envolvidos na produção de vinhos espumosos;
  • Conhecer as principais regiões produtoras e seus métodos.

Destinatários

Profissionais do setor.

Conteúdos

  • Métodos de Espumantização;
  • Regiões DOC produtoras no mundo;
  • Análise sensorial e técnicas de serviço;
  • Harmonização com vinhos espumosos.

Outros

Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

Banner do Curso

Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo

Duração

06h

Forma de Organização

 À distância

Preço

Gratuita

Data

Ter 27 a Qui 29 de Out de 2026

Horário

das 10h00 às 13h00

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Vinhos Espumosos 06h À distância
Módulo Vinhos Espumosos
Duração 06h
Forma de Organização À distância

Formador

user

Patrícia Peixoto

Nascida a 27 de Junho de 1978 em Braga, licenciou-se em Enologia pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro em 2003. Foi no decorrer dos estágios no período de vindima durante os anos da licenciatura, em várias adegas de diferentes regiões vitivinícolas, e a passagem pela área científica nos laboratórios de investigação da Universidade Católica do Porto, onde o estudo de compostos aromáticos das castas nobres do Douro, acontecia, que a paixão pela área acabou por moldar o percurso profissional para sempre. O conhecimento técnico – científico, a junção da prática e o aparecimento de pessoas inspiradoras com um conhecimento vasto na investigação para além de entidades do setor, acabou por marcar e definir quem “ queria ser quando for grande”… e que percebeu porque procurava sempre a última gota de vinho na “malga” do seu pai desde muito pequena. A vida profissional teve início, com produtores na região da Beira Interior, seguindo se a região dos vinhos verdes e finalmente Alentejo, mas sempre com o espírito inquieto de quem quer fazer sempre muitas coisas diferentes e acima de tudo, fazer a diferença na vida dos consumidores. Hoje, é Enóloga consultora em várias regiões vitivinícolas de Portugal, como Alentejo, Beira Interior e várias sub regiões na Região dos Vinhos verdes (Monção, Cávado, Ave) e conjuga com a área de formação, colaborando como formadora na Escola de Turismo e Hotelaria de Portugal e é com enorme responsabilidade, orgulho e prazer que todos os dias estuda as uvas, terroir, o consumidor e mercado para promover as marcas, o produtor e acima de tudo o vinho Português.