SMARTMED

Enquadramento

O Projeto SMARTMED 2019-2021 é um projeto que envolve 12 parceiros dos países da bacia do mediterrâneo, sendo o Ministério de Turismo da Croácia, a entidade leader.

Este projeto tem como objetivos:

1. Identificar os principais desafios da região MED para o desenvolvimento de um turismo inteligente, inclusivo e sustentável, criando respostas que potenciem a procura de novas soluções de resposta a um conjunto unto de questões, nomeadamente:

        1.1. De sazonalidade, falta de cooperação entre as principais partes interessadas do setor, falta de uma visão de longo prazo, desconexão entre o turismo e o desenvolvimento territorial mais amplo, abrangendo, Infraestruturas locais, políticas de mercado de trabalho, ambiente de apoio às empresas, planeamento espacial e políticas de coesão social que diminuam a atratividade das regiões para negócios inovadores no turismo.

     1.2. De mercado de trabalho, que é fortemente sazonal, incapaz de atrair indivíduos talentosos.

        1.3. De promoção de características territoriais comuns, de destinos homogéneos e padrões socioeconômicos semelhantes que requerem ações conjuntas e abordagens únicas dos desafios colocados pelo atual desenvolvimento do turismo na região.

O SMARTMED contribuirá para o desenvolvimento de um destino MED atraente, inteligente e inclusivo, mantendo sua posição de liderança com recurso a políticas e parcerias fortes entre os setores público e privado.

 

O projeto será desenvolvido através de uma cooperação estruturada que capacitará as partes interessadas para o desenvolvimento de políticas de turismo integradas e soluções inovadoras nos destinos MED através de um novo modelo de negócios, suportado por uma plataforma colaborativa permanente que promova a cooperação intersetorial.

 

Este projeto tem como enquadramento comunitário o Programa INTERREG MED que é um programa europeu de cooperação transnacional para a região do Mediterrâneo que reúne 13 países europeus da costa norte do Mediterrâneo para, em conjunto, trabalharem para o crescimento sustentável da região.

 

A configuração transnacional permite enfrentar desafios além das fronteiras nacionais, como a ascensão da economia de baixo carbono, a proteção de recursos naturais e culturais e o fortalecimento da inovação.

 

O principal objetivo do programa INTERREG MED é promover o crescimento sustentável na região mediterrânica, fomentando conceitos e práticas inovadores e uma utilização razoável dos recursos e apoiando a integração social através de uma abordagem de cooperação integrada e baseada no território.

 

Duração: 3 anos, 2019, 2020 e 2021 (sendo que 2019 foi o ano de preparação da candidatura).

 

Orçamento e co-financiamento: o orçamento global é de cerca de 3 milhões de euros. Projeto co-financiado pela European Regional Development Fund.

Não encontrou o curso que procura?
Veja o nosso catálogo de cursos