Responsabilidade Social das Empresas do Setor do Turismo

microcredencial

Enquadramento

No âmbito da parceria entre o Turismo de Portugal e a Universidade Aberta foi criado o curso Responsabilidade Social das Empresas do Setor do Turismo: microcredencial, com gestão direta da Universidade Aberta.

A presente microcredencial é parte de um conjunto alargado de formação destinada a capacitar os profissionais do setor do turismo, bem como público em geral com interesse na atividade, contribuindo para que adquiram novos conhecimentos e competências que permitam estruturar os negócios com propostas de valor, mais sustentáveis (social e ambientalmente) e capazes de responder às exigências presentes e futuras do setor.

Este módulo começa por estimular a reflexão acerca da responsabilidade social das empresas, colocando ênfase no diálogo do conceito com o tema da ética e com o sistema económico prevalecente, identificando áreas sociais e ambientais onde as comunidades e stakeholders esperam que essa responsabilidade social se exerça. Problematiza, depois, a relação entre a sustentabilidade no setor do turismo e as empresas que nele operam e aborda ainda algumas propostas de critérios, indicadores e referenciais que podem ser usados por empresas do setor do turismo

Objetivos

  • Conhecer os principais elementos que compõem a RSE;
  • Conhecer as principais recomendações e compromissos internacionais para a sustentabilidade do turismo;
  • Identificar os desafios que se colocam às empresas no âmbito desses compromissos;
  • Conhecer os critérios GST para a indústria e a norma de relato Global Reporting Initiative (GRI);
  • Conhecer as peças fundamentais de um relatório de sustentabilidade e identificar os principais riscos de manipulação do relato;
  • Analisar um relatório de sustentabilidade no setor do turismo.

Destinatários

Profissionais do setor do turismo e público em geral com interesse no tema.

Conteúdos

  • Responsabilidade social das empresas;
  • Sustentabilidade do setor e desafios inerentes;
  • Critérios e referenciais de divulgação da responsabilidade;
  • Reporte da responsabilidade social das empresas.

Métodos Pedagógicos

Esta Microcredencial está estruturada em 4 módulos com a duração de uma semana cada. Os módulos desenvolvem-se sequencialmente e são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes.

Avaliação da Formação

A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores, baseada na participação, nas interações, nas e-atividades propostas e na realização de trabalhos em equipa e/ou individuais.

Destaques

Duração estimada: 26 horas
Próxima edição: 17 de outubro a 18 de novembro de 2023

Créditos/ECTS: 1

Prazo de inscrições: até 01 de outubro de 2023

Inscrições: Aqui!

Outros

A formação decorre em ambiente virtual, beneficiando os formandos de flexibilidade espaciotemporal. O formando dispõe de acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos docentes.

Para mais informações sobre Microcredenciais consulte https://portal.uab.pt/impulso25/ 

Para esclarecimentos adicionais poderá enviar um email para impulso2025@uab.pt  

banner
Duração estimada

26h

Forma de Organização

Self-paced

Preço

Gratuita

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Responsabilidade Social das Empresas do Setor do Turismo 26h À distância
Módulo Responsabilidade Social das Empresas do Setor do Turismo
Duração 26h
Forma de Organização À distância
Não encontrou o curso que procura?
Veja o nosso catálogo de cursos