Economia Circular na Gestão de Recursos Alimentares

16 horas
À distância
Gratuita
Próximas edições
Sex 16 a Qui 22 de Abr de 2021
Seg 19 a Seg 26 de Abr de 2021
Seg 26 a Qui 29 de Abr de 2021
Ter 27 de Abr a Qui 06 de Mai de 2021
Enquadramento
O Programa Upgrade Sustentabilidade, visa sensibilizar as empresas e os profissionais, para a importância da implementação de medidas de sustentabilidade, nas suas três dimensões económica, ambiental e social, contribuindo para criar uma cultura de valor e de inovação sustentável, através de uma abordagem a 360º.
O Programa Upgrade Sustentabilidade é um percurso formativo de 80h, com uma estrutura flexível, estruturado em 5 Módulos, podendo ser realizados sequencialmente ou aleatoriamente, ajustando-se às necessidades e disponibilidade dos participantes.
Cada módulo tem uma certificação autónoma, sendo que a conclusão do itinerário completo dos 5 módulos, confere direito a um Diploma de curso.
Este é o Módulo 4 do itinerário do Programa Upgrade Sustentabilidade.
Objetivos
Este módulo pretende sensibilizar os participantes para compreenderem a importância do cumprimento dos princípios de sustentabilidade mais elementares, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, nomeadamente:
• Modelos de economia circular, como motores de diferenciação e de maior sustentabilidade para as próximas décadas;
• Implementação de práticas da valorização de resíduos e subprodutos, numa perspetiva de economia circular
Destinatários
• Profissionais do setor do turismo, de micro e pequenas empresas
• Empresários em nome individual do setor do turismo
• Empreendedores e gestores do setor do turismo
Conteúdos
• A Produção e o Consumo de recursos alimentares. Que relação?
• Implementação de políticas na gestão de recursos alimentares
• Formas de produção sustentáveis e a sua relação com a economia de recursos
• A Biodiversidade com valor alimentar como oportunidade de proteção ambiental, diferenciação e inclusão (inclusão pela alimentação)
• Conceitos para os novos tempos: A economia de proximidade, a sazonalidade, o comércio justo e o ‘desperdício zero’ numa perspetiva de economia circular
• Alimentos com elevada pegada ecológica e os impactos do seu consumo
• A planificação das compras numa perspetiva sustentável
• A organização de processos e espaços na gestão eficiente de recursos alimentares
• A gestão de sobras e resíduos e a sua importância no combate ao desperdício alimentar
Métodos Pedagógicos
A formação é realizada de forma dinâmica, através da resolução de exercícios, trabalhos práticos individuais e de grupo com aplicação a situações concretas das empresas do setor do turismo.
Durante a formação, são apresentadas ferramentas que os participantes podem utilizar posteriormente nas suas atividades profissionais.
Ao longo da formação irão igualmente ser convidados alguns especialistas e empresas, que prestarão os seus testemunhos sobre boas práticas em matéria de sustentabilidade.
Avaliação da Formação
Durante o módulo, realizam-se atividades de avaliação formativa que permitem aferir e dar feedback aos participantes sobre a progressão da sua aprendizagem.
No final do módulo é realizada uma avaliação final, no formato de trabalho prático, potenciando a consolidação e validação dos conhecimentos adquiridos.
A obtenção de certificado fica sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.
Outros
No final de cada módulo, os participantes têm direito ao Certificado de Formação do Módulo frequentado associado ao percurso, atribuído pelo Turismo de Portugal, I.P., enquanto Autoridade Turística Nacional.
Caso frequentem a totalidade do Programa, receberão o Certificado do Programa UPGRADE, onde serão registados todos os módulos frequentados.

16 horas
À distância
Gratuita
Próximas edições
Sex 16 a Qui 22 de Abr de 2021
Seg 19 a Seg 26 de Abr de 2021
Seg 26 a Qui 29 de Abr de 2021
Ter 27 de Abr a Qui 06 de Mai de 2021
Módulos
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
---|---|---|---|
Economia Circular na Gestão de Recursos Alimentares | 16 horas | À distância |
Economia Circular na Gestão de Recursos Alimentares
Duração: 16 horas
Veja o nosso catálogo de cursos