O Digital e as Redes Sociais
microcredencial
Enquadramento
No âmbito da parceria entre o Turismo de Portugal e a Universidade Aberta foi criado o curso O Digital e as Redes Sociais: microcredencial, com gestão direta da Universidade Aberta.
A presente microcredencial é parte de um conjunto alargado de formação destinada a capacitar os profissionais do setor do turismo, bem como público em geral com interesse na atividade, contribuindo para que adquiram novos conhecimentos e competências que permitam estruturar os negócios com propostas de valor mais digitais e capazes de responder às exigências presentes e futuras do setor.
Esta Microcredencial é uma oportunidade única para o upskilling e reskilling dos formandos, capacitando-os com competências essenciais para navegarem eficientemente no cenário digital atual. A formação abrange não apenas aspetos práticos das principais plataformas, mas proporciona também uma compreensão profunda dos impactos sociais e culturais das redes sociais. Ao direcionar as necessidades específicas do grupo-alvo, este programa visa não só melhorar as perspetivas profissionais dos formandos, mas também contribuir para uma sociedade mais informada, conectada e digitalmente responsável.
Objetivos
- Compreender o funcionamento dinâmico das redes sociais;
- Desenvolver estratégias para as redes sociais e que apelem à interação do público (Call to Action – CTA);
- Criar conteúdo pertinente e alinhado aos objetivos;
- Explorar ferramentas e aplicações para otimizar e maximizar a presença online;
- Analisar métricas relevantes e tomada de decisão;
- Conhecer estratégias para gestão de crises e segurança digital.
Destinatários
Profissionais do setor do turismo e público em geral com interesse no tema.
Conteúdos
- Ambientação ao contexto online;
- O cenário digital;
- Construção da presença online;
- Estratégias de interação;
- Gestão de crises e segurança digital.
Avaliação da Formação
A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores. Esta será reflexo da sua participação ativa nas discussões, o seu desempenho em atividades práticas e exercícios online destacando a aplicação prática dos conceitos aprendidos durante as sessões e a capacidade de resolver problemas específicos relacionados ao tema do curso.
Destaques
Duração estimada: 26 horas
Próxima edição: 23 de setembro a 28 de outubro de 2025
Créditos/ECTS: 1
Prazo de inscrições: até 4 de agosto de 2025
Inscrições: Aqui!
Outros
A formação decorre em ambiente virtual, beneficiando os formandos de flexibilidade espaciotemporal. O formando dispõe de acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos docentes.
Para mais informações sobre Microcredenciais consulte https://portal.uab.pt/impulso25/
Contacto: : impulso2025@uab.pt

26h
Self-paced
Gratuita
Curso / Seminário / Workshop
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
---|---|---|---|
O Digital e as Redes Sociais | 26h | À distância |