O Digital e as Redes Sociais

microcredencial

Enquadramento

No âmbito da parceria entre o Turismo de Portugal e a Universidade Aberta foi criado o curso O Digital e as Redes Sociais: microcredencial, com gestão direta da Universidade Aberta.

A presente microcredencial é parte de um conjunto alargado de formação destinada a capacitar os profissionais do setor do turismo, bem como público em geral com interesse na atividade, contribuindo para que adquiram novos conhecimentos e competências que permitam estruturar os negócios com propostas de valor mais digitais e capazes de responder às exigências presentes e futuras do setor.

Esta Microcredencial é uma oportunidade única para o upskilling e reskilling dos formandos, capacitando-os com competências essenciais para navegarem eficientemente no cenário digital atual. A formação abrange não apenas aspetos práticos das principais plataformas, mas proporciona também uma compreensão profunda dos impactos sociais e culturais das redes sociais. Ao direcionar as necessidades específicas do grupo-alvo, este programa visa não só melhorar as perspetivas profissionais dos formandos, mas também contribuir para uma sociedade mais informada, conectada e digitalmente responsável.

Objetivos

  • Compreender o funcionamento dinâmico das redes sociais;
  • Desenvolver estratégias para as redes sociais e que apelem à interação do público (Call to Action – CTA);
  • Criar conteúdo pertinente e alinhado aos objetivos;
  • Explorar ferramentas e aplicações para otimizar e maximizar a presença online;
  • Analisar métricas relevantes e tomada de decisão;
  • Conhecer estratégias para gestão de crises e segurança digital.

Destinatários

Profissionais do setor do turismo e público em geral com interesse no tema.

Conteúdos

  • Ambientação ao contexto online;
  • O cenário digital;
  • Construção da presença online;
  • Estratégias de interação;
  • Gestão de crises e segurança digital.

Avaliação da Formação

A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores. Esta será reflexo da sua participação ativa nas discussões, o seu desempenho em atividades práticas e exercícios online destacando a aplicação prática dos conceitos aprendidos durante as sessões e a capacidade de resolver problemas específicos relacionados ao tema do curso.

Destaques

Duração estimada: 26 horas
Próxima edição: 23 de setembro a 28 de outubro de 2025

Créditos/ECTS: 1

Prazo de inscrições: até 4 de agosto de 2025

Inscrições: Aqui!

Outros

A formação decorre em ambiente virtual, beneficiando os formandos de flexibilidade espaciotemporal. O formando dispõe de acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos docentes.

Para mais informações sobre Microcredenciais consulte https://portal.uab.pt/impulso25/ 

Contacto: : impulso2025@uab.pt

 

banner
Duração estimada

26h

Forma de Organização

Self-paced

Preço

Gratuita

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
O Digital e as Redes Sociais 26h À distância
Módulo O Digital e as Redes Sociais
Duração 26h
Forma de Organização À distância