Estratégia de Revenue Management

análise de mercado

Enquadramento

Tendo em conta que o Revenue Management está cada vez mais presente na Hotelaria & Turismo, importa perceber como o mercado e a informação de mercado sobre a procura impacta na definição dessa estratégia. Importa ainda entender como essas variáveis influenciarão o RM e como integrar essa informação na realização de previsões de ocupação, de procura, previsões de segmento, de preço médio, através de que canal de venda, quando, como e porquê entre muitas outras variáveis.

Objetivos

  • Saber definir as funções de um Revenue Manager e os pilares do RM;
  • Saber de que forma o Revenue Management influencia os outros departamentos;
  • Enumerar os requisitos para aplicação de práticas de RM;
  • Compreender o paradigma da procura vs oferta de mercado e de que forma isso impacta o Pricing, e os restantes pilares de RM;
  • Identificar fatores influenciadores da procura e desenvolver a construção do Compset;
  • Identificar os elementos a ter em conta na recolha de informação de mercado;
  • Reconhecer a importância da informação de mercado para o RM.

Destinatários

Profissionais das áreas de Alojamento, Sales & Marketing e Direção Geral.

Conteúdos

  • Fundamentos básicos do Revenue Management;
  • Procura vs oferta de mercado: fundamentos macroeconómicos;
  • Fatores influenciadores da procura;
  • Fontes de informação de mercado e análise de dados – BIG DATA;
  • MIS – Management Information System: quais são e que informação nos permitem retirar;
  • Procura de Mercado & Compset;
  • Concorrência: como definir o CompSet e como contornar as suas estratégias.

Outros

Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

Estratégia de Revenue Management análise de mercado
Escola

Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo

Duração

12h

Forma de Organização

 À distância

Preço

Gratuita

Data

Ter 28 de Jun a Qui 07 de Jul de 2022

Horário

das 18h00 às 20h00

Ver sessões

Módulos

Módulo Duração Forma de Organização
Estratégia de Revenue Management 12h À distância

Formador(es)

user

Hugo Gil Esteves

Hugo Gil Esteves licenciou-se em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia e Gestão do Porto. Para se especializar na área de Hotelaria, completou com sucesso o mestrado de Direção Hoteleira na Escola Superior de Hotelaria e Turismo. O seu perfil académico conta ainda com um curso de especialização em Revenue Management na Porto School Hotel, integrada no Politécnico do Porto em articulação com o Douro Royal Valley Hotel & Spa, no Porto. É atualmente Head of Commercial Strategy & Revenue Management na RM HUB, empresa especializada em consultoria estratégica em Revenue Management & Vendas e com mais de 50 hotéis em portfólio, assim como formador de RM, Vendas e Excel na RM Academy, empresa de formação pioneira na área da formação de Revenue Management em Portugal.

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