Graduação em Gestão Hoteleira
Enquadramento
Conscientes que para uma ótima gestão hoteleira é importante e necessário a qualificação de quem desempenha esta função, a Graduação em Gestão Hoteleira pretende transmitir e desenvolver todas as competências e conhecimentos necessários para quem pretende desempenhar funções na direção de uma unidade hoteleira.
Objetivos
- Preparar tecnicamente profissionais que pretendam exercer funções de Diretor de Hotel;
- Desenvolver competências técnicas no domínio da gestão hoteleira, fundamentais a um desempenho profissional eficiente, criativo e inovador;
- Desenvolver competências a nível de gestão de operações, gestão financeira, gestão recursos humanos, comercialização dos produtos turísticos e dos serviços prestados pelas empresas hoteleiras.
Destinatários
- Chefias/gestores intermédios em hotelaria;
- Profissionais com carreiras de gestão, licenciados em outras áreas de atividade que desejem exercerem funções em hotelaria;
- Licenciados em gestão hoteleira, ou Cursos de Especialização Tecnológica/CTSP, sem experiência de direção funcional ou gestão;
- Licenciados em outras áreas de atividade sem experiência de gestão.
Conteúdos
- Gestão Operacional;
- Gestão Financeira;
- Marketing Digital e Comunicação;
- Gestão de Pessoas;
- Sustentabilidade - ESG: ambiente, social e governança.
Outros
Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.
Possibilidade de pagamento faseado (4 prestações)
Desconto de 10% por pagamento integral
Desconto de 20% para antigos alunos e colaboradores

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
300h
| Misto (b-learning)
700 €
Seg 25 de Set de 2023 a Qua 27 de Mar de 2024
Presencial - 2ª feira // Online 4ª feira (18h-22h)
Curso / Seminário / Workshop
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
---|---|---|---|
Gestão Operacional | 75h | | Misto (b-learning) | |
Gestão Financeira | 50h | | Misto (b-learning) | |
Marketing Digital e Comunicação | 50h | | Misto (b-learning) | |
Gestão de pessoas | 50h | | Misto (b-learning) | |
Sustentabilidade - ESG (Ambiente, Social e Governança) | 50h | | Misto (b-learning) | |
Games &Talks | 25h | | Misto (b-learning) |
Módulo Gestão Operacional
Duração 75h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Gestão Financeira
Duração 50h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Marketing Digital e Comunicação
Duração 50h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Gestão de pessoas
Duração 50h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Sustentabilidade - ESG (Ambiente, Social e Governança)
Duração 50h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Games &Talks
Duração 25h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo obrigatório
Formador
Alberto João Gradim dos Santos
Alia a experiência profissional como Gestor Hoteleiro e a formação em várias entidades, nomeadamente no Turismo de Portugal e na Escola Superior de Educação de Coimbra. Com bacharelato em Gestão Hoteleira e Licenciatura em Turismo, combina a formação com a Direção de Hotéis há mais de 30 anos, sendo, atualmente, Diretor Geral do Hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra. Trabalhou ainda como consultor de várias empresas particularmente no apoio à abertura de novas unidades hoteleiras.
Ana Clara Meireles
Licenciada em Sociologia, especializa-se em formação de adultos, tendo como principal enfoque a componente comportamental. Desenvolve desde 1998, inúmeras ações de formação assumindo cumulativamente a coordenação pedagógica de alguns projetos. Paralelamente, desenvolve uma carreira na indústria hoteleira, o que lhe permite conjugar os dois mundos, granjeando-lhe uma posição privilegiada como formadora junto deste segmento profissional, tendo realizado uma vasta oferta de intervenções formativas em unidades hoteleiras em Portugal e no estrangeiro. Colabora com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, tendo assumido a direção geral da Casa Morgado Esporão, em Évora, entre 2017 e 2022. Atualmente é Sócia Gerente da MGS Consulting e da StayIn by MGS, empresas que desenvolvem a sua atividade no setor da Gestão Hoteleira.
António José de Morais Baptista
Licenciado em Direito em 2004; Auditor de Defesa Nacional; De outubro de 2008 a agosto de 2021 foi Consultor no Grupo Parlamentar do CDS-PP à Assembleia da República; De 2016 a 2020 foi Secretário-geral Adjunto do CDS-PP; Formador do Turismo de Portugal nas áreas de Legislação do Trabalho e Ética Profissional na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e nas ações online na Academia Digital do Turismo de Portugal , Programa de Formação Executiva. É vice-presidente do Conselho Jurisdicional da Associação de Futebol de Portalegre
Filipe Beja Simoes
Gestor hoteleiro com experiência de mais de 10 anos na atividade turística e hoteleira. No seu percurso profissional conta com diversas experiências, entre a consultoria, direcção hoteleira, concepção e planeamento de novas aberturas e re-aberturas (Hotéis), sempre com foco no triangulo cliente, investidor e sustentabilidade. No seu percurso académico conta com a licenciatura em Sociologia ao que acrescentou a componente curricular do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento ambos pela Universidade de Évora, bem como a Pós-Graduação em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra & Escola Superior de Educação de Coimbra. Conta ainda com formações avançadas e de especialização nomeadamente na AESE Business School e na Católica Lisbon School. Tendo exercido funções no Grupo Pestana - Pousadas de Portugal, nas unidades de Évora e Arraiolos, como Diretor de Hotel, é atualmente Diretor Geral na Herdade da Malhadinha Nova - Relais & Chateaux.
Henrique Henriques
Mestre em Gestão e Direção Hoteleira. 30 anos de experiência em Hotelaria. 1º e-Commerce Manager, na hotelaria, em Portugal. Empresário, Consultor e Formador em gestão hoteleira, marketing digital adaptado ao turismo, e-commerce e Revenue Management. Formação em Marketing Digital pela Google. Professor adjunto e especialista convidado na ESGHT da Universidade do Algarve, na licenciatura em gestão hoteleira e no Mestrado em direção e gestão hoteleira. É formador do Turismo de Portugal, integrando os Programas de Formação Upgrade Digital, Best e Formação Executiva, desenvolvidos online na plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal, desde 2020.
Isabel Maria Pires das Neves
Advogada e Consultora de Empresas, acumula essa profissão com a gestão da STAR BUSY INVESTIMENTOS E INOVAÇÃO LDA, empresa que tem por objetivo apoiar novas empresas e projetos com elevado grau de inovação (startups). É atualmente Coordenadora e Professora convidada na Pós Graduação de Empreendedorismo de Negócios da Universidade Europeia; Professora Convidada no ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas; Universidade Lusófona e na Coimbra Business School em Pós Graduações de Organização de Eventos; na Porto Business School (Ignition Program) Programa de lançamento de novas empresas e negócios de base cientifica que visem a sustentabilidade. Formadora Certificada, com larga experiência em formação presencial e online, com especial destaque para Legislação Laboral; Recursos Humanos; Empresas e Direitos Humanos. Presidente do Clube de Business Angels de Lisboa, foi Vice Presidente da FNABA, Federação Nacional de Business Angels e atualmente membro da Direção da Investors Portugal (Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage). Membro do Conselho Estratégico da REVISTA LÍDER e da LEADERSHIP SUMMIT; do Conselho Consultivo dos TERRITÓRIOS CRIATIVOS e membro do Advisor Board da WOMEN IN TECH EM PORTUGAL. Participou como membro do painel de jurados do SHARK TANK PORTUGAL (2ª Temporada). Em junho de 2022 foi nomeada PRESIDENTE DA DIRECÇÃO da UNA – UNITED NATIONS PORTUGAL, uma instituição de direito privado, dedicada ao suporte de organizações, iniciativas e projetos das Nações Unidas, nomeadamente o desenvolvimento de ações e programas da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (World Federation of United Nations Associations).
Luisa Filipa Soares Cariano
Licenciada em Gestão Hoteleira e Pós-graduada em Direção e Gestão Hoteleira na Universidade do Algarve, desempenhou funções de Diretora de Hotel, Assistente de Direção e Assistente de F&B em unidades hoteleiras nacionais. Formadora desde 2009 nas áreas de Hotelaria, Turismo e Restauração em Escolas e Instituições Público-privadas, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de 2011 a 2013 e na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, desde 2018, sendo também formadora do Programa de Formação Upgrade Sustentabilidade do Turismo de Portugal, desenvolvido online na plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal, desde 2020. Consultora na Biosphere Portugal e em empresas e entidades públicas, nas áreas de Sustentabilidade, Hotelaria e Turismo
Miguel Melo Breyner
Graduado em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, é atualmente Diretor Geral do Évora Hotel e do Hotel Riviera, em Évora, sendo o Delegado Regional do Alentejo na Associação de Diretores de Hotéis de Portugal. É Diretor de Unidades de Alojamento desde 1987, destacando-se o trabalho desenvolvido nas Pousadas de Santa Clara (Odemira) , de S. Jerónimo (Caramulo) , da Srª das Neves (Almeida) , de Santa Marinha (Guimarães) e dos Lóios (Évora). Foi ainda Diretor Geral do Hotel da Cartuxa (Évora) entre 2002 e 2008. É formador do Turismo de Portugal , no curso de Gestão de Restauração e Bebidas e no curso de Escanção da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
Patricia Galvao
Fundadora da The Unusual Brand , é licenciada em Design de Comunicação e Mestre em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade | O Design, Empreendedorismo e Criatividade têm marcado o seu percurso com mais de 10 anos de experiência em empresas ligadas a diversas indústrias, entre as quais hotelaria. É formadora do Turismo de Portugal - Programa de Formação Executiva - nas ações online da Academia Digital do Turismo de Portugal .
Pedro Duarte
Licenciado em Turismo pela Universidade de Évora e graduação em Técnicas e Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Foi auditor interno na Nabeirorest - Grupo Nabeiro Delta Cafés, tendo desempenhado funções de supervisor de comidas e bebidas, diretor de restauração e assistente de direção em diversos hotéis e restaurantes na cidade de Évora. Foi Tutor de RVCC Pro para as áreas de restauração e hotelaria no CNO da Fundação Alentejo, tendo , em simultâneo desenvolvido a atividade de formador e coordenador de curso, no setor de restauração e bebdidas, em diversas instituições de formação, nomeadamente EPRAL, IEFP, Partnerhotel. É formador do Turismo de Portugal desde 2008, sendo responsável pela área de gestão operacional de restauração e alojamento na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
Sónia Silva
Licenciada em Gestão, Mestre em Gestão (Ramo de Contabilidade) e Pós Graduada em Auditoria e Controlo Interno. Sendo Contabilista Certificada, é Docente das Unidades Curriculares de Contabilidade Financeira, Contabilidade de Gestão, Relato Financeiro e Prestação de Contas, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. É formadora do Turismo de Portugal nas áreas de Contabilidade e Análise Financeira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
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