Gestão do stress
Enquadramento
O setor do turismo é caracterizado por ritmos intensos, contacto constante com o público e exigência elevada na prestação de serviços, o que torna a gestão do stress uma competência essencial para o bem-estar e a eficácia profissional. Para além disso, contribui para melhorar o desempenho individual, promover ambientes de trabalho mais saudáveis e reforçar a resiliência das equipas em contextos exigentes e imprevisíveis
Objetivos
- Compreender conceito de stress;
- Identificar vulnerabilidades individuais ao stress;
- Desenvolver técnicas preventivas e de gestão do stress pessoal e profissional.
Destinatários
Profissionais do setor.
Conteúdos
- Identificar situações indutoras de stress;
- Diferentes tipos de stress;
- Burnout;
- Autoconhecimento emocional;
- Resiliência;
- Estratégias para gestão do stress.
Outros
Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.
Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
09h
À distância
Gratuita
Seg 05 a Sex 09 de Jan de 2026
das 9h30m às 12h30m
Curso / Seminário / Workshop
| Módulo | Duração | Forma de Organização | |
|---|---|---|---|
| Gestão do stress | 09h | À distância |
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Módulo Gestão do stress
Duração 09h
Forma de Organização À distância
Formador
Maria de Lurdes Bastida Viana
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional (universidade Lusíada) e Higiene e Segurança no Trabalho (Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais) aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português pelo Mestrado na Faculdade Psicologia da Universidade do Porto e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação.