Gestão do stress

Enquadramento

O setor do turismo é caracterizado por ritmos intensos, contacto constante com o público e exigência elevada na prestação de serviços, o que torna a gestão do stress uma competência essencial para o bem-estar e a eficácia profissional. Para além disso, contribui para melhorar o desempenho individual, promover ambientes de trabalho mais saudáveis e reforçar a resiliência das equipas em contextos exigentes e imprevisíveis

Objetivos

  • Compreender conceito de stress;
  • Identificar vulnerabilidades individuais ao stress;
  • Desenvolver técnicas preventivas e de gestão do stress pessoal e profissional.

Destinatários

Profissionais do setor.

Conteúdos

  • Identificar situações indutoras de stress;
  • Diferentes tipos de stress;
  • Burnout;
  • Autoconhecimento emocional;
  • Resiliência;
  • Estratégias para gestão do stress.

Outros

Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

Banner do Curso

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

Duração

09h

Forma de Organização

 À distância

Preço

Gratuita

Data

Seg 05 a Sex 09 de Jan de 2026

Horário

das 9h30m às 12h30m

Ver sessões

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Gestão do stress 09h À distância
Módulo Gestão do stress
Duração 09h
Forma de Organização À distância

Formador

user

Maria de Lurdes Bastida Viana

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional (universidade Lusíada) e Higiene e Segurança no Trabalho (Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais) aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português pelo Mestrado na Faculdade Psicologia da Universidade do Porto e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação.