Serviço de Vinhos

valorização do produto

Enquadramento

Tendo como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor foi criado um novo Programa de Formação que pretende dar resposta a este tão importante desafio: Formação +Próxima. Para realizar este Programa, o Turismo de Portugal identifica como parceiros estratégicos os Municípios, enquanto agentes +próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.

Objetivos

- Dotar formand@s  a identificar os fundamentos da enologia

- Identificar as características das regiões vitivinícolas

- Preparar e executar o serviço de vinhos

Destinatários

Profissionais do setor.

Conteúdos

  • Identificação da região enquanto produtora de vinho, através da sua delimitação, microclima, castas, e vinhos produzidos.
  • Valorização do vinho através do serviço adequado, temperaturas corretas, copos adequados, e procedimentos de serviço em cada tipo de vinho.
  • A harmonia do vinho com a comida local: princípios gerais, combinações perfeitas e desadequadas.
  • Desenvolvimento da carta de vinhos, valorizando e privilegiando os produtos locais.

Outros

Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

Banner do Curso

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego

Local

Município de Lamego

Duração

09h

Forma de Organização

 Presencial

Preço

Gratuita

Data

Seg 25 a Qua 27 de Nov de 2024

Horário

das 15h30 às 18h30m

Ver sessões

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Serviço de Vinhos 09h Presencial
Módulo Serviço de Vinhos
Duração 09h
Forma de Organização Presencial

Formador

user

Paulo Francisco Pereira

Profissional no setor da hotelaria e restauração desde 1993, com vasta experiência em diversas áreas relacionadas ao turismo e à cultura de alimentos e bebidas. Formado como escanção pela Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego, em 2016, fundou a marca de gin AMICIS, onde atua como master distiller, sendo responsável pela criação e supervisão dos produtos, que rapidamente ganharam destaque no mercado. Ao longo de sua carreira, desempenhou papéis de liderança e consultoria internacional, especialmente no âmbito da hospitalidade. Desde 2013, participa como júri internacional da WorldSkills, o maior evento de educação e formação profissional do mundo. Entre suas principais atuações como jurado, destacam-se suas contribuições em Leipzig (2013), Lille (2014), São Paulo (2015), Gotemburgo (2016), Xangai (2017), Abu Dhabi (2017), Budapeste (2018), Kazan (2019), Graz (2021), Lucerna (2022), Gdansk (2023) e Lyon (2024). Além de sua atuação internacional, participou no cenário nacional como Presidente do Júri na área de hospitalidade na WorldSkills Portugal, com participações nas competições realizadas no Porto (2014), Coimbra (2016), Beja (2018), Setúbal (2020) e Faro (2022). Atualmente, encontra-se no 2º ano do Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2023-2025), onde aprofunda seus estudos sobre a cultura alimentar e suas influências sociais, consolidando ainda mais seu conhecimento e sua dedicação ao setor.