Criatividade e Design Thinking
estruturação da oferta turística
Enquadramento
No âmbito das abordagens realizadas em Design Thinking aplicada ao Turismo, importa desenvolver a análise e a reflexão sobre casos práticos e boas práticas a implementar no mercado.
Objetivos
- Reconhecer o papel da criatividade como fenómeno interdisciplinar;
- Desenvolver o pensamento criativo e inovador;
- Identificar o Design Thinking como uma abordagem colaborativa para a resolução de problemas e proposta de soluções;
- Conhecer a abordagem, premissas e etapas do Design Thinking;
- Aprender a utilizar um conjunto de ferramentas que permitam melhorar a nível criativo, as equipas e as organizações, nos seus desafios de melhoria continua.
Destinatários
Profissonais de Hotelaria, Turismo e Restauração; outros interessados.
Conteúdos
- Conceptualização de criatividade
- Os desafios criativos na estruturação de oferta turística
- Metodologia de resolução criativa de problemas
- Design Thinking: o que é? como funciona?
- O Design Thinking como processo de inovação
- Vantagens do Design Thinking
- O processo criativo passo a passo
Outros
Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima de 90% na ação

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António
06h
À distância
Gratuita
Seg 28 a Qua 30 de Abr de 2025
das 15h00 às 18h00
Curso / Seminário / Workshop
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
---|---|---|---|
Criatividade e Design Thinking | 06h | À distância |
Módulo Criatividade e Design Thinking
Duração 06h
Forma de Organização À distância
Formador
ALEXANDRE PEREIRA
Com um percurso profissional multidisciplinar com mais de 30 anos, em áreas tão distintas como: educação de crianças, formação profissional de adultos, branding, comunicação, design, cultura e artes plásticas, artes culinárias. Entre as diversas atividades de sucesso que desenvolveu, foi co-fundador e Head of Branding na “Gaia Education - Design for Sustainability and Regeneration”. Esta ONG internacional, presente em mais de 58 países, na qual desenvolveu, em parceria com a UNESCO-GAP, um dos projetos mais relevantes desta organização - os Cartões ODS - como uma ferramenta integrante dos “ODS - Facilitação de Multiplicadores”. Desenvolveu vários projetos internacionais para a "ECOLISE - European network for community-led initiatives on climate change and sustainability", para o "EDSC - European Day for Sustainable Communities" e para a "UrbanA - Urban Arenas for sustainable and just cities". Nos últimos dois anos desempenhou funções executivas e de gestão de projeto para a Ashoka, uma das maiores ONG's orientadas para o impacto social, presente em mais de 95 países. Teve, entre outras, a responsabilidade de gerir o projeto "25sub25" das Academias de Conhecimento da Gulbenkian. Atualmente trabalha como coordenador de comunicação e consultor para a Stone Soup Consulting, uma consultora internacional baseada em Portugal, orientada para o desenvolvimento de projetos de impacto. Colabora desde fevereiro de 2024 com o Turismo de Portugal, como formador, facilitando várias formações na área da sustentabilidade e regeneração.