Enogastronomia
A “arte” da ligação entre vinhos e pratos
Enquadramento
Tendo em conta a importância crescente do Turismo Vínico, importa explorar os detalhes associados ao mundo dos vinhos na restauração e o seu relacionamento com a Gastronomia.
Objetivos
- Reconhecer a importância da ligação do serviço de vinhos com a comida;
- Conhecer e aplicar princípios da relação enogastronómica.
Destinatários
Profissionais do setor.
Conteúdos
- Tendências gastronómicas;
- Ingredientes e matérias-primas;
- Harmonizações / maridagens: iguarias vs vinhos.
Outros
A obtenção do certificado fica sujeita à presença mínima em 90% de cada módulo da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
25h
Presencial
150 €
Sex 07 de Nov a Sex 05 de Dez de 2025
Sextas-feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Curso / Seminário / Workshop
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
---|---|---|---|
Enogastronomia | 25h | Presencial |
Módulo Enogastronomia
Duração 25h
Forma de Organização Presencial
Formador
Paula Thomas
Formadora e Consultora na área dos vinhos e do turismo. Guia de turismo certificada especializada em passeios vínicos. Sommelière/escanção em eventos de empresas. Forte influenciadora e entusiasta de Portugal. Tem uma experiência de mais de 20 anos a transmitir conhecimentos em várias línguas (língua portuguesa, inglesa, francesa e italiana): 📚 públicos tão distintos, como peregrinos ou CEOs, 📚 um ou centenas de clientes, 📚 portadores de deficiência, 📚 casais, amigos, famílias, pessoas com mobilidade reduzida, séniores, 📚 convidados de despedida de solteira(s) e casamentos, 📚 estrangeiros a viver em Portugal, portugueses a viverem no estrangeiro, 📚 colaboradores de empresas nacionais e internacionais, 📚 clientes de MICE, agências de viagens, animações turísticas, 📚 visitantes do património edificado, cultural e natural português, 📚 alunos, colegas, parceiros interessados em aprofundar os seus conhecimentos.