Definição de Preço e Cálculo de Margens
princípios e ferramentas
Enquadramento
Tendo como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor foi criado um novo Programa de Formação que pretende dar resposta a este tão importante desafio: Formação +Próxima.
Para realizar este Programa, o Turismo de Portugal identifica como parceiros estratégicos os Municípios, enquanto agentes +próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.
Objetivos
- Compreender a importância das estratégias de formação de preço de venda.
- Aprender a calcular custos e margens para uma precificação eficiente.
- Explorar ferramentas e métodos de formação de preço: Pricing estático Vs dinâmico.
- Analisar casos práticos e aplicações no setor.
Destinatários
Profissionais do turismo, comércio e vendas. Outros interessados.
Conteúdos
- Fundamentos da formação de preço: Conceitos e Tendências
- Diferença entre Markup e Margem;
- Conceito de Margem de Contribuição;
- Preços estático Vs dinâmico: Como Aplicar e Monitorizar e fatores que o determinam;
- Estratégias de Segmentação e Personalização de Preços
- Análise de Concorrência e Elasticidade do Preço
- Casos práticos
Outros
A obtenção de certificado fica sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.
Formação Presencial
Local de Realização: Edifício de Proximidade - Loja do Cidadão - ANADIA

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Município de Anadia
06h
Presencial
Gratuita
Ter 17 a Qua 25 de Jun de 2025
Dias 17 e 25 junho das 19h00 às 22h00 //FORMAÇÃO PRESENCIAL - ANADIA
Curso / Seminário / Workshop
Módulo | Duração | Forma de Organização | |
---|---|---|---|
Definição de Preço e Cálculo de Margens | 06h | Presencial |
Módulo Definição de Preço e Cálculo de Margens
Duração 06h
Forma de Organização Presencial
Formador
João Daniel Correia Rodrigues Ramos
Alia a paixão pelo ensino, a mais de 10 anos de experiência em turismo, em áreas como a Animação Turística, Turismo em Espaço Rural e Operação turística (com 3 empresas ativas, nestas áreas, no mercado). João Ramos tem formação base em Economia e Mestrado em Turismo de Interior e é formador do Turismo de Portugal (Escola de Turismo de Coimbra) e do Ensino Universitário (Instituto Politécnico de Coimbra e Instituto Superior Miguel Torga). Otimista por natureza, procura sempre criar ferramentas e aplicações concretas, convidando a passar da teoria à prática, através da formação. Especialista na área económico-financeira, ferramentas de gestão e construção de produtos turísticos vai convidar-vos a pensar fora da caixa, a medir e gerir os negócios e construir ofertas inovadoras e com valor!