Graduação em Gestão Hoteleira

Enquadramento

Conscientes que para uma ótima gestão hoteleira é importante e necessário a qualificação de quem desempenha esta função, a Graduação em Gestão Hoteleira pretende transmitir e desenvolver todas as competências e conhecimentos necessários para quem pretende desempenhar funções na direção de uma unidade hoteleira.

Objetivos

  • Preparar tecnicamente profissionais que pretendam exercer funções de Diretor de Hotel;
  • Desenvolver competências técnicas no domínio da gestão hoteleira, fundamentais a um desempenho profissional eficiente, criativo e inovador;
  • Desenvolver competências a nível de gestão de operações, gestão financeira, gestão recursos humanos, comercialização dos produtos turísticos e dos serviços prestados pelas empresas hoteleiras.

Destinatários

  • Chefias/gestores intermédios em hotelaria;
  • Profissionais com carreiras de gestão, licenciados em outras áreas de atividade que desejem exercerem funções em hotelaria;
  • Licenciados em gestão hoteleira, ou Cursos de Especialização Tecnológica/CTSP, sem experiência de direção funcional ou gestão;
  • Licenciados em outras áreas de atividade sem experiência de gestão.

Conteúdos

  • Gestão Operacional;
  • Gestão Financeira;
  • Marketing Digital e Comunicação;
  • Gestão de Pessoas;
  • Sustentabilidade - ESG: ambiente, social e governança.

Destaques

Condições especiais (não acumuláveis):
- 10% de redução no pagamento antecipado da totalidade do curso;
- 30% de redução para empresas na propina do 2º Colaborador;
- 50% de redução para empresas nas propinas a partir do 3º Colaborador;
- 20% de redução no pagamento para ex-alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal;
- 50% de desconto sobre o valor base (450€), nos cursos realizados nas áreas de intervenção das escolas Douro-Lamego, Portalegre e Vila Real Stº António, atendendo às características de  baixa densidade populacional e dificuldade de atração de formandos.

Outros

Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

Graduação em Gestão Hoteleira

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

Local

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

Duração

300h

Forma de Organização

|  Misto (b-learning)

Preço

450 €

Data

Seg 03 de Nov de 2025 a Qui 14 de Mai de 2026

Horário

Presencial (segunda feira) // Online (quarta ou quinta feira, pós laboral)

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Gestão Operacional 75h | Misto (b-learning)
Gestão Financeira 50h | Misto (b-learning)
Marketing Digital e Comunicação 50h | Misto (b-learning)
Gestão de pessoas 50h | Misto (b-learning)
Sustentabilidade - ESG (Ambiente, Social e Governança) 50h | Misto (b-learning)
Games &Talks 25h | Misto (b-learning)
Módulo Gestão Operacional
Duração 75h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Gestão Financeira
Duração 50h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Marketing Digital e Comunicação
Duração 50h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Gestão de pessoas
Duração 50h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Sustentabilidade - ESG (Ambiente, Social e Governança)
Duração 50h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Games &Talks
Duração 25h
Forma de Organização | Misto (b-learning)

Formador

user

Ana Clara Meireles

Licenciada em Sociologia, especializa-se em formação de adultos, tendo como principal enfoque a componente comportamental. Desenvolve desde 1998, inúmeras ações de formação assumindo cumulativamente a coordenação pedagógica de alguns projetos. Paralelamente, desenvolve uma carreira na indústria hoteleira, o que lhe permite conjugar os dois mundos, granjeando-lhe uma posição privilegiada como formadora junto deste segmento profissional, tendo realizado uma vasta oferta de intervenções formativas em unidades hoteleiras em Portugal e no estrangeiro. Colabora com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, tendo assumido a direção geral da Casa Morgado Esporão, em Évora, entre 2017 e 2022. Atualmente é Sócia Gerente da MGS Consulting e da StayIn by MGS, empresas que desenvolvem a sua atividade no setor da Gestão Hoteleira.

user

Filipe Beja Simões

Gestor hoteleiro com experiência de mais de 10 anos na atividade turística e hoteleira. No seu percurso profissional conta com diversas experiências, entre a consultoria, direcção hoteleira, concepção e planeamento de novas aberturas e re-aberturas (Hotéis), sempre com foco no triangulo cliente, investidor e sustentabilidade. No seu percurso académico conta com a licenciatura em Sociologia ao que acrescentou a componente curricular do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento ambos pela Universidade de Évora, bem como a Pós-Graduação em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra & Escola Superior de Educação de Coimbra. Conta ainda com formações avançadas e de especialização nomeadamente na AESE Business School e na Católica Lisbon School. Tendo exercido funções no Grupo Pestana - Pousadas de Portugal, nas unidades de Évora e Arraiolos, como Diretor de Hotel e na Herdade da Malhadinha Nova - Relais & Chateaux, como Diretor Geral. É, atualmente, Diretor de Hospitalidade na Quinta do Paral Enotel - na Vidigueira.

user

Henrique Henriques

Mestre em Gestão e Direção Hoteleira. 30 anos de experiência em Hotelaria. 1º e-Commerce Manager, na hotelaria, em Portugal. Empresário, Consultor e Formador em gestão hoteleira, marketing digital adaptado ao turismo, e-commerce e Revenue Management. Formação em Marketing Digital pela Google. Professor adjunto e especialista convidado na ESGHT da Universidade do Algarve, na licenciatura em gestão hoteleira e no Mestrado em direção e gestão hoteleira. É formador do Turismo de Portugal, integrando os Programas de Formação Upgrade Digital, Best e Formação Executiva, desenvolvidos online na plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal, desde 2020.

user

José Pedro Marques da Silva Florindo

Com uma experiência de mais de 20 como Diretor e Gestor de Unidades Hoteleiras, nomeadamente no Palace Hotel do Bussaco e no grupo IMB Hotels ( H2otel Congress & Medical SPA; Puralã Wool Valley Hotel & SPA; Lusitania Congress & SPA), acumula atualmente com a atividade de formador e consultor em Gestão Hoteleira e Sustentabilidade

user

Luisa Filipa Soares Cariano

Licenciada em Gestão Hoteleira e Pós-graduada em Direção e Gestão Hoteleira na Universidade do Algarve, desempenhou funções de Diretora de Hotel, Assistente de Direção e Assistente de F&B em unidades hoteleiras nacionais. Formadora desde 2009 nas áreas de Hotelaria, Turismo e Restauração em Escolas e Instituições Público-privadas, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve de 2011 a 2013 e na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, desde 2018, sendo também formadora do Programa de Formação Upgrade Sustentabilidade do Turismo de Portugal, desenvolvido online na plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal, desde 2020. Consultora na Biosphere Portugal e em empresas e entidades públicas, nas áreas de Sustentabilidade, Hotelaria e Turismo

user

Pedro Duarte

Licenciado em Turismo pela Universidade de Évora e graduação em Técnicas e Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Foi auditor interno na Nabeirorest - Grupo Nabeiro Delta Cafés, tendo desempenhado funções de supervisor de comidas e bebidas, diretor de restauração e assistente de direção em diversos hotéis e restaurantes na cidade de Évora. Foi Tutor de RVCC Pro para as áreas de restauração e hotelaria no CNO da Fundação Alentejo, tendo , em simultâneo desenvolvido a atividade de formador e coordenador de curso, no setor de restauração e bebdidas, em diversas instituições de formação, nomeadamente EPRAL, IEFP, Partnerhotel. É formador do Turismo de Portugal desde 2008, sendo responsável pela área de gestão operacional de restauração e alojamento na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.