Produtos Regionais
apresentação e harmonização
Enquadramento
Tendo como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor foi criado um novo Programa de Formação que pretende dar resposta a este tão importante desafio: Formação +Próxima.
Para realizar este Programa, o Turismo de Portugal identifica como parceiros estratégicos os Municípios, enquanto agentes +próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.
Objetivos
- Selecionar e preparar produtos regionais com base em critérios de qualidade e apresentação;
- Desenvolver apresentações visuais apelativas que valorizem produtos locais e vinhos regionais;
- Aplicar os princípios básicos de harmonização entre vinhos e produtos regionais para criar experiências sensoriais enriquecedoras.
Destinatários
Profissionais do setor.
Conteúdos
- Seleção e preparação de produtos locais
- Critérios de qualidade na escolha de produtos como presunto, enchidos, queijos, compotas e outros;
- Técnicas de corte e disposição para realçar a apresentação visual.
- Técnicas de Apresentação e Experiência Sensorial
- Montagem de tábuas e pratos de degustação;
- Criação de composições atrativas e experiência sensorial completa (cor, aroma, textura e sabor).
- Introdução à Harmonização de Vinhos e Produtos Locais
- Princípios básicos de harmonização: equilíbrio entre acidez, doçura, textura e intensidade;
- Perfis dos vinhos regionais e as melhores combinações com produtos locais.
Outros
Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.
Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo
Município de Monção
09h
Presencial
Gratuita
Ter 11 a Qui 13 de Nov de 2025
Das 15h00 às 18H00
Curso / Seminário / Workshop
| Módulo | Duração | Forma de Organização | |
|---|---|---|---|
| Produtos Regionais | 09h | Presencial |
|
Módulo Produtos Regionais
Duração 09h
Forma de Organização Presencial
Formador
Álvaro Costa
Atualmente, gere a sua própria empresa ligada à consultoria, gestão e desenvolvimento de conceitos de restauração, hotelaria e desenvolvimento alimentar : Atlantic Food e Restaurante Dancing Lobster em Bucareste, Hotéis M&S, Hotéis Yellow, Delfim Doro Hotel, Hotel Meira, Hotel Casa de Santa Cruz, Novarroz, Milaneza, entre outros. Desenvolveu funções em hotéis e restaurantes como cozinheiro no Le Méridien Porto, Sheraton Porto, Cala Rossa (Córsega), Le Kilina Hotel & Relais Villas (Córsega), e mais tarde como Chef Executivo na República da Cerveja e Café Bogani (Gaia), Pestana Porto, Pestana Porto Santo, Palácio do Freixo, Hotéis do Bom Jesus, Hotel NH Colection Porto e Porto Palácio Hotel.