Enoturismo
Enquadramento
A criação do produto Enoturismo assume-se como uma resposta às mais recentes tendências do mercado, desempenhando um papel crucial como dinamizador da atividade turística nos territórios. Este curso visa capacitar profissionais para o desenvolvimento de experiências únicas em Enoturismo, promovendo a valorização das unidades e a atração de visitantes.
Objetivos
- Análise crítica ao espaço e meio envolvente que pretende dinamizar
- Conceção e organização da oferta do produto
- Desenvolver experiências em Enoturismo
- Sensibilidade para a gestão turística da unidade de Enoturismo (acolhimento/ atendimento/ informação turística)
- Maior aptidão na comunicação em língua inglesa
Destinatários
Profissionais do sector – unidades de enoturismo, adegas, caves e outras instalações de produção, lojas especializadas, enotecas, centros de interpretação da especialidade, Comissões Vitivinícolas, Rotas de vinhos.
Conteúdos
- A perspetiva sistémica da atividade turística;
- A experiência turística integrada;
- Conceção e estruturação de serviços de enoturismo.
Avaliação da Formação
a) Avaliação contínua, podendo ter instrumentos de avaliação teóricos e/ou práticos.
b) Cada módulo tem uma avaliação quantitativa, numa escala de 0 a 20 valores.
c) No final do curso de Escanção, os participantes terão uma média aritmética simples, que constituirá a média final do curso.
d) A avaliação depende ainda da assiduidade, estando prevista a presença em pelo menos 90% da carga horária de cada módulo.
Destaques
Condições especiais (não acumuláveis):
- 10% de redução no pagamento antecipado da totalidade do curso;
- 30% de redução para empresas na propina do 2º Colaborador;
- 50% de redução para empresas nas propinas a partir do 3º Colaborador;
- 20% de redução no pagamento para ex-alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal;
- 50% de desconto sobre o valor base (300€), nos cursos realizados nas áreas de intervenção das escolas Douro-Lamego, Portalegre e Vila Real Stº António, atendendo às características de baixa densidade populacional e dificuldade de atração de formandos.
Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão
90h
00h
| Misto (b-learning)
300 €
Seg 05 de Jan a Seg 16 de Mar de 2026
das 18h30 às 21h30
Curso / Seminário / Workshop
| Módulo | Duração | Forma de Organização | |
|---|---|---|---|
| ATENDIMENTO/ACOLHIMENTO | 12h | À distância |
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| Inglês Técnico | 12h | Presencial |
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| Regiões Vitivinícolas de Portugal | 12h | Presencial |
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| Vinhos do Mundo | 06h | Presencial |
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| Provas de Vinhos e Enogastronomia | 12h | Presencial |
|
| Informação Turística | 12h | À distância |
|
| Promoção e Comercialização | 18h | À distância |
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| Workshops e visita técnica | 06h | Presencial |
|
Módulo ATENDIMENTO/ACOLHIMENTO
Duração 12h
Forma de Organização À distância
Módulo Inglês Técnico
Duração 12h
Forma de Organização Presencial
Módulo Regiões Vitivinícolas de Portugal
Duração 12h
Forma de Organização Presencial
Módulo Vinhos do Mundo
Duração 06h
Forma de Organização Presencial
Módulo Provas de Vinhos e Enogastronomia
Duração 12h
Forma de Organização Presencial
Módulo Informação Turística
Duração 12h
Forma de Organização À distância
Módulo Promoção e Comercialização
Duração 18h
Forma de Organização À distância
Módulo Workshops e visita técnica
Duração 06h
Forma de Organização Presencial
Módulo obrigatório
Formador
João Freitas
Trabalha atualmente como Director of Growth & Partnerships, na Host Hotel Systems e também como formador de Marketing Digital e Empreendedorismo, no Turismo de Portugal e na Associação de Diretores de Hóteis de Portugal. Tem licenciatura completa em Economia, na Universidade do Minho e mestrado em Gestão com Especialização em Estratégia e Empreendedorismo, na Católica Lisbon School of Business and Economics.