À descoberta do Vinho

experiência vínica orientada

Enquadramento

“À Descoberta do Vinho”, foi pensado em todos aqueles que gostam de vinho e pretendem de uma forma simples e harmoniosa envolverem-se em experiências vínicas orientadas através de provas organoléticas com vinhos das principais regiões portuguesas.

Objetivos

O objetivo é abordar questões práticas de forma criteriosa onde os formandos conheçam e identifiquem as diferentes regiões e associem algumas das principais castas a esses territórios.

Destinatários

Este nível de formação permite alcançar um conhecimento geral, teórico e prático, sobre os cuidados a ter com diferentes tipos de vinho e é destinado e todos aqueles que pretendem alargar os seus conhecimentos nesta área.

Conteúdos

  • O vinho, tipo e estilos; A técnica da prova
  • Viticultura – a videira, clima, solos e castas
  • Vinificação – a uva, a fermentação, vinificação de brancos, rosés e tintos
  • Regiões vitivinícolas e Denominações de Origem Controlada
  • O Vinho do Porto

Outros

A certificação está condicionada à frequência mínima de 90% da carga horária bem como à participação ativa nas sessões de formação.

banner

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

Duração

18h

Forma de Organização

 Presencial

Preço

50 €

Data

Seg 26 de Jan a Qua 11 de Fev de 2026

Horário

das 19h00 às 22h00

Ver sessões

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
À Descoberta do Vinho 18h Presencial
Módulo À Descoberta do Vinho
Duração 18h
Forma de Organização Presencial

Formador

user

DUARTE JOSE CORTE-REAL DE VASCONCELOS DA COSTA PEREIRA

Licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD, Pós Graduado em Enologia pela Universidade Católica do Porto, WSET 3 aprovado com distinção e com o Certified Port Educator. Passou pela Camara de Provadores da Comissão de Viticultura dos Regiões dos Vinhos Verdes como técnico provador e atualmente é responsável pela prova sensorial na empresa Cork Supply. Autor de uma página nas redes sociais (Facebook e Instagram) “Vinho, saber provar!” O seu percurso formativo de uma década e meia inclui também, de há 5 anos a esta parte, a colaboração na EHTPorto.