Comunicação assertiva e eficaz
boas práticas
Enquadramento
A comunicação é uma competência transversal e essencial em qualquer contexto profissional, especialmente no setor do turismo, onde o contacto direto com o cliente exige clareza, empatia e assertividade, sendo por isso de extrema importância o desenvolvimento de competências de comunicação interpessoal que promovam uma abordagem assertiva, eficaz e respeitosa nas interações com clientes, colegas e parceiros.
Objetivos
- Desenvolver competências de comunicação assertiva;
- Melhorar a capacidade de escuta ativa e feedback;
- Gerir conflitos de forma construtiva;
- Utilizar a comunicação não verbal de forma eficaz.
Destinatários
Profissionais do setor.
Conteúdos
- Conceitos de comunicação assertiva e eficaz;
- Estruturação de mensagens claras e objetivas;
- Técnicas de escuta ativa e feedback construtivo;
- Comunicação inclusiva e não violenta;
- Linguagem corporal e comunicação não verbal;
- Gestão de conflitos.
Outros
Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego
09h
À distância
Gratuita
Seg 02 a Qui 05 de Mar de 2026
das 14h30 às 17h30m
Curso / Seminário / Workshop
| Módulo | Duração | Forma de Organização | |
|---|---|---|---|
| Comunicação assertiva e eficaz: boas práticas | 09h | À distância |
|
Módulo Comunicação assertiva e eficaz: boas práticas
Duração 09h
Forma de Organização À distância
Formador
Maria de Lurdes Bastida Viana
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA Porto, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional (universidade Lusíada) e Higiene e Segurança no Trabalho (Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais) aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português pelo Mestrado na Faculdade Psicologia da Universidade do Porto e pelo Doutoramento em Psicologia Social (Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação.