Plano de Marketing e Estratégias de Venda

dos fundamentos à monitorização

Enquadramento

Tendo como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor foi criado um novo Programa de Formação que pretende dar resposta a este tão importante desafio: Formação +Próxima.

Para realizar este Programa, o Turismo de Portugal identifica como parceiros estratégicos os Municípios, enquanto agentes +próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.

Objetivos

  • Compreender os fundamentos do marketing estratégico e a sua importância para o crescimento sustentável do negócio.
  • Desenvolver um Plano de Marketing estruturado, alinhado com os objetivos da empresa e o mercado-alvo.
  • Analisar o comportamento do consumidor para criar propostas de valor eficazes.
  • Definir e implementar estratégias de venda eficazes, integradas com o marketing.
  • Avaliar resultados e otimizar estratégias, utilizando indicadores de desempenho (KPIs).

Destinatários

Profissionais de Turismo. Empresários. Empreendedores. Outros nteressados.

Conteúdos

  • Introdução ao Marketing e Planeamento Estratégico: conceitos-chave e análise interna e externa
  • Definição do Mercado e Público-Alvo: segmentação; targeting; posicionamento; persona e jornada do cliente
  • Plano de Marketing: objetivos, estratégias e plano de ação.
  • Marketing Mix (Produto, Preço, Distribuição e Comunicação)
  • Estratégias de venda e gestão comercial
  • Monitorização de resultados e melhoria contínua

Outros

Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

Formação Presencial

Local de Realização: NEVA - Núcleo Empresarial de Vagos - Zona Industrial de Vagos, lote 141, VAGOS, AVEIRO, 3840-385 Vagos

banner

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

Local

Município de Vagos

Duração

09h

Forma de Organização

 Presencial

Preço

Gratuita

Data

Ter 17 a Ter 24 de Mar de 2026

Horário

Dias 17, 18 e 24 março das 18h30 às 21h30 // FORMAÇÃO PRESENCIAL - VAGOS

Ver sessões

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Plano de Marketing e Estratégias de Venda 09h Presencial
Módulo Plano de Marketing e Estratégias de Venda
Duração 09h
Forma de Organização Presencial

Formador

user

Joana Maria Ribeiro Pita Botelho

Com formação em Gestão Hoteleira e Marketing e Comunicação, Joana Botelho foi, durante mais de uma década, responsável por vários cargos de direção em unidades hoteleiras e de restauração, tendo à sua responsabilidade a coordenação das respetivas equipas, estratégia comercial e comunicação. Atual formadora da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e consultora de empresas turísticas e hoteleiras – Hotur Consultants –, Joana Botelho é apaixonada pela área do marketing e acredita que uma cadeia de recursos humanos integral e motivada são o motor do sucesso e satisfação do cliente.