Storytelling Cultural
o poder de uma boa história
Enquadramento
Tendo como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor foi criado um novo Programa de Formação que pretende dar resposta a este tão importante desafio: Formação +Próxima.
Para realizar este Programa, o Turismo de Portugal identifica como parceiros estratégicos os Municípios, enquanto agentes +próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.
Objetivos
- Compreender o conceito de storytelling cultural e a sua importância no turismo contemporâneo, enquanto elemento de Sustentabilidade para o território.
- Identificar os elementos culturais e identitários de um território com potencial narrativo.
- Construir narrativas autênticas e coerentes a partir do património local.
- Aplicar técnicas de storytelling na comunicação turística (visitas, roteiros, eventos, conteúdos digitais).
- Criar experiências turísticas mais envolventes, emocionais e memoráveis para diferentes públicos.
Destinatários
Profissionais do setor. Outros nteressados.
Conteúdos
- Introdução ao Storytelling Cultural
- Do recurso ao produto
- Estrutura de uma Boa História
- Storytelling Aplicado ao Turismo
- Comunicação e Experiência do Visitante
Outros
Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.
Formação Presencial
Local de Realização: Café-Concerto do Parque Municipal de Alta Vila | Águeda
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Município de Águeda
05h
Presencial
Gratuita
Seg 04 a Sex 08 de Mai de 2026
Dias 04 e 08 de maio das 19h00 às 22h00 // FORMAÇÃO PRESENCIAL - ÁGUEDA
Curso / Seminário / Workshop
| Módulo | Duração | Forma de Organização | |
|---|---|---|---|
| Storytelling Cultural | 05h | Presencial |
|
Módulo Storytelling Cultural
Duração 05h
Forma de Organização Presencial
Formador
João Daniel Correia Rodrigues Ramos
Alia a paixão pelo ensino, a mais de 10 anos de experiência em turismo, em áreas como a Animação Turística, Turismo em Espaço Rural e Operação turística (com 3 empresas ativas, nestas áreas, no mercado). João Ramos tem formação base em Economia e Mestrado em Turismo de Interior e é formador do Turismo de Portugal (Escola de Turismo de Coimbra) e do Ensino Universitário (Instituto Politécnico de Coimbra e Instituto Superior Miguel Torga). Otimista por natureza, procura sempre criar ferramentas e aplicações concretas, convidando a passar da teoria à prática, através da formação. Especialista na área económico-financeira, ferramentas de gestão e construção de produtos turísticos vai convidar-vos a pensar fora da caixa, a medir e gerir os negócios e construir ofertas inovadoras e com valor!