Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Certificado de Competências Pedagógicas

Enquadramento

A formação profissional assume, cada vez mais, um papel fulcral e de crescente importância perante os desafios que nos são colocados diariamente. A aposta na formação profissional conduz mais eficazmente à estruturação e competitividade dos mercados de trabalho e do tecido económico e empresarial. É fundamental apostar na qualificação dos profissionais que prestam esses mesmos serviços de formação e que contribuem para reforçar a qualidade da formação profissional. Para além disso, o formador, atualmente, responde a múltiplos desafios e tem que estar preparado para enfrentar as necessidades crescentes de um mercado cada vez mais competitivo.

Objetivos

Aquisição de instrumentos pedagógicos, assim como o desenvolvimento de competências de Formador, nomeadamente:

  • na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  • na gestão e coordenação da formação;
  • no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Destinatários

  • Candidatos a formadores, preferencialmente, para a rede de escolas do Turismo de Portugal, I.P.
  • Formadores que já exerçam a profissão e que ainda não sejam detentores do CCP - Certificado de Competências Pedagógicas.

Conteúdos

- Formador: Sistema, contextos e perfil

  • Formador: contextos de intervenção
  • Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo

- Comunicação e dinamização de grupos em formação

  • Comunicação e comportamento relacional
  • Diversidade no contexto de formação

- Metodologias e estratégias pedagógicas

  • Métodos e técnicas pedagógicas
  • Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada

- Operacionalização da formação: do plano à ação

  • Competências e objetivos operacionais
  • Desenho do processo de formação / aprendizagem

- Recursos didáticos e multimédia

  • Exploração de recursos didáticos
  • Construção de apresentações multimédia

- Plataformas colaborativas e de aprendizagem

  • Plataformas: finalidades e funcionalidades
  • Comunidades virtuais de aprendizagem

- Avaliação da formação e das aprendizagens

  • Avaliação quantitativa e qualitativa
  • Avaliação: da formação ao contexto de trabalho

Métodos Pedagógicos

- No decorrer da ação serão utilizados diferentes métodos e técnicas pedagógicas, com a finalidade de promover a aquisição de conhecimentos e de novas competências e de fomentar o relacionamento interpessoal.

Avaliação da Formação

Considera-se que um formando teve aproveitamento no Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos quantitativos a "Aproveitamento Satisfatório" e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.

A avaliação final dos formandos assenta nos seguintes elementos:

  • Simulação pedagógica inicial;
  • Simulação pedagógica final;
  • Objetivos pedagógicos;
  • Competências pedagógicas;
  • Projeto de intervenção pedagógico (PIP).

Pré-Requisitos

  • Deter uma qualificação de nível superior ou 12.º ano de escolaridade concluído com aproveitamento, desde que tenha também uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos.
  • Competências digitais + computador com acesso a internet

Destaques

  • Possibilidade de pagamento faseado (2 prestações);
  • Desconto de 10% por pagamento integral;
  • Desconto de 20% para antigos alunos e colaboradores.
Banner do curso

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Local

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Duração

90h

Forma de Organização

|  Misto (b-learning)

Preço

250 €

Data

Ter 19 de Nov de 2024 a Qua 29 de Jan de 2025

Horário

das 18h00 às 21h30 || 19h00 às 21h00

Ver sessões

Curso / Seminário / Workshop

Módulo Duração Forma de Organização
Simulação Pedagógica Final 10h Presencial
Avaliação das Aprendizagens 10h | Misto (b-learning)
Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação 10h | Misto (b-learning)
Formador: Sistemas, Contextos e Perfil 10h | Misto (b-learning)
Metodologias e Estratégias Pedagógicas 10h | Misto (b-learning)
Operacionalização da Formação: do plano à ação 10h | Misto (b-learning)
Plataformas Colaborativas de Aprendizagem 10h | Misto (b-learning)
Recursos Didáticos 10h | Misto (b-learning)
Simulação Pedagógica Inicial 10h Presencial
Módulo Simulação Pedagógica Final
Duração 10h
Forma de Organização Presencial
Módulo Avaliação das Aprendizagens
Duração 10h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
Duração 10h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Formador: Sistemas, Contextos e Perfil
Duração 10h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Metodologias e Estratégias Pedagógicas
Duração 10h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Operacionalização da Formação: do plano à ação
Duração 10h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
Duração 10h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Recursos Didáticos
Duração 10h
Forma de Organização | Misto (b-learning)
Módulo Simulação Pedagógica Inicial
Duração 10h
Forma de Organização Presencial